Um dos pilares aqui do BIG BOX é a sustentabilidade, pois sabemos que pensar num mundo que siga esses princípios vai garantir um futuro melhor para todos nós!
No blog de hoje, vamos mostrar como pequenas atitudes já fazem com que você tenha práticas mais sustentáveis para o meio ambiente, além de melhorar a sua qualidade de vida!
Uma horta em casa vai deixar a sua comida com um sabor sem igual, mudar a relação que você tem com os alimentos e evitar o desperdício! Por isso montamos aqui um guia de primeiros passos para você que está pensando em cultivar as suas hortaliças e verduras em casa e não sabe por onde começar:
Escolha o local e o formato da sua horta
Cada planta tem suas necessidades especiais, mas podemos afirmar que um lugar que receba luz natural direta por 4 a 5 horas por dia já é meio caminho andado para o sucesso da sua plantação!
Depois de detectar qual o lugar da sua casa que recebe essa luz, chega a hora de escolher o melhor formato de horta para você. As opções são infinitas, porém as mais indicadas são: plantio em vasos (se atentando para as hortaliças e legumes que não gostam de companhia e quais gostam), jardineiras que podem aproveitar os parapeitos das janelas, canteiros, hortas verticais, aproveitando o espaço das paredes!
Se atente a qual tipo de vaso você precisa
Drenagem é a palavra-chave para plantinhas felizes, por isso escolha vasos que tenham furos na base para que a água possa escorrer e suas raízes não apodreçam! Esse vaso deve ter tamanho o suficiente para acomodar as raízes do que você vai plantar com conforto para ela crescer. Ervas e temperos conseguem se desenvolver em vasos menores, mas leguminosas e tubérculos precisam de mais espaço.
Na hora de montar o vaso para suas mudinhas ou sementes, você deve fazer uma camada de drenagem (composta por argila expandida, manta para drenagem e areia), que ocupe ¼ dele, e complete com a terra adubada para em seguida colocar a planta, finalize com composto orgânico (humus, bokashi, casca de ovo triturada, etc.) para proteger o solo.
Pimentas e hortelã não gostam de companhia no vaso, mas as demais ervas e temperos costumam conviver bem. Na dúvida, invista em vasinhos individuais!
Hora de montar a horta!
Na hora de escolher o que plantar, leve em consideração o nível de disponibilidade que você tem para cuidar da sua horta em casa! Mudas de Alecrim, Manjericão, Cebolinha, Orégano, Capim Limão, Hortelã, Pimenta e Salsa são mais práticas para você que tem menos tempo. Já o cultivo de folhas como alface, agrião e tubérculos, como batatas e cenoura, exigem que você tenha mais tempo para dedicar as suas plantinhas!
Para encerrar, algumas dicas importantes!
Agora que você já sabe tudo que precisa para começar a sua horta em casa, temos algumas dicas que vão fazer toda a diferença:
- Nunca regue as suas plantas enquanto a terra está quente, para isso prefira aguar a a sua horta de manhã bem cedo ou ao anoitecer;
- Coloque um palito de madeira dentro dos seus vasos, se ao retirá-lo pela noite você perceber que ele está seco isso é um sinal de que está na hora de molhar sua horta;
- Reforce a camada de adubo do topo do seu vaso pelo menos uma vez por mês para nutrir as suas plantas;
- Quer fazer uma horta ainda mais sustentável? Substitua os vasos por potes ou garrafas pet reutilizados e ajude o planeta!