Um bom vinho deixa qualquer momento mais especial. E quando você escolhe o tipo que combina perfeitamente com a sua refeição, tudo fica ainda melhor. Mas como saber qual vinho escolher para aprimorar experiência gastronômica? Confira nossas dicas e saiba como harmonizar os sabores.
QUEIJOS DUROS E QUEIJOS AZUIS
Os queijos mais duros (como prato, cheddar, pecorino, provolone e do tipo grana) e os queijos azuis (como gorgonzola e roquefort) harmonizam com os vinhos tintos de leve aroma e de média a alta intensidade, como o Cabernet Sauvignon.
SALADAS SUAVES
Existem diversos tipos de saladas. Mas, no geral, aquelas que são mais suaves podem ser harmonizadas com um vinho rosé, que vai dar um aspecto refrescante e agradável para a refeição. Evite os vinhos tintos com taninos e muito grau alcoólico, pois eles se sobrepõem ao sabor da salada e afetam sua delicadeza.
CREMES DE VEGETAIS
Cremes servidos como entrada (que levem alho-poró, abóbora ou batata inglesa como base, por exemplo) não têm um sabor tão marcante quanto os pratos principais. Por isso, o ideal é usar vinhos que podem ser combinados com a maioria desses pratos. Nesse caso, os vinhos brancos mais clássicos, como Cabernet Sauvignon, são uma boa opção.
CARNES BRANCAS
Considerada uma proteína mais magra, a carne branca costuma ter um sabor mais neutro nas receitas. Por esse motivo, ela combina melhor com os vinhos tintos leves, como Chardonnay. No caso de carnes brancas com molho, é preciso considerar qual é o seu sabor para fazer a harmonização adequada.
CARNES VERMELHAS MAGRAS
Visto que as carnes vermelhas são bem versáteis, a dica principal é aumentar a intensidade dos vinhos de acordo com o alimento. As carnes mais magras, como é o caso do filé mignon, combinam com vinhos tintos, como o Syrah.
DOCES COM CHOCOLATE
Doces feitos com chocolate, como brownie, mousses, brigadeiros e petit gateau, combinam com um tipo específico de vinho. Em especial, eles harmonizam com o vinho do porto, que é mais adocicado, intenso e tânico.